Cachoeirinha max 29º min 14º
Gravataí max 29º min 14º

Acadêmicos de Gravataí homenageia folclore de Parintins no Porto Seco

Sexto colocado no ano passado, agremiação está intensificando os ensaios técnicos visando o desfile das escolas do Carnaval de POA


Confiante no samba enredo bastante elogiado pela imprensa, a direção da Acadêmicos de Gravataí trabalha intensamente e mostra-se muito empolgada para o tradicional Carnaval de Porto Alegre. Quarta a desfilar no dia 1º de março, na passarela do Porto Seco, a agremiação apresenta o enredo “Caprichando e Garantindo: Gravataí te leva a festejar na ilha de Tupinambarana”.

 

O tema homenageia o folclore de Parintins (Amazonas), que possui uma das maiores manifestações culturais da América Latina. Com 1,5 mil componentes, distribuídos em  14 alas, a sexta colocada no carnaval de 2013 será embalada por centenas de pessoas como aderecistas, aderecistas, costureiras, bordadeiras, serralheiros, escultores, marceneiros, artesãos e pintores, que trabalharão na confecção de fantasias e alegorias, além de atores, músicos e bailarinos integrantes do Grupo Show, entre outros.

 

A motivação também faz parte da rotina da comunidade que sonha em ser a primeira escola da Região Metropolitana a abraçar o título de campeã do carnaval de POA.  “Assim como a Beija-Flor do Rio de Janeiro, estamos apostando em uma Comissão de Carnaval que está desde junho trabalhando no desenvolvimento deste enredo. Por isso, apostaremos em um carnaval mais ousado com alegorias diferentes das apresentadas em outros carnavais da escola. Para isso temos três profissionais de Parintins trabalhando em nosso Barracão no Porto Seco em POA”, comparou a presidente da Acadêmicos de Gravataí, Rita Virgínia Bittencourt.

 

Aliás, a sugestão para a canção da agremiação ocorreu através de uma pesquisa iniciada há três anos nas redes sociais. “Em abril (2013) a diretoria resolveu analisar as sugestões de anos anteriores e escolhemos a pesquisa de um jovem psicólogo pernambucano Thayram Amorim para falar em Parintins”, revela a dirigente.

 

ENSAIOS

 

Os ensaios gerais e técnicos acontecem todas as sextas no Absolutty Club (Antigo Enigma), na Parada 60, e aos domingos na Amoval (Associação dos Moradores da Morada do Vale I).

 

Os foliões que quiserem desfilar na Onça Preta ainda podem procurar os diretores de alas para adquirir sua fantasia.

 

Além dos ensaios, a entidade carnavalesca desenvolve projeto social “Acadêmicos do Futuro”. Com quase 100 crianças, a iniciativa oferece oficinas de carnaval que visam aprimorar as técnicas do desfile. Este grupo também vai para a avenida com uma ala composta pelos pais das crianças. A instituição gravataiense também promove eventos para arrecadar alimentos e agasalhos destinados às comunidades carentes.

Sede - Cachoeirinha
Av. Flores da Cunha, 1891 / 403
Bairro Vila Cachoeirinha - 94910-003
Cachoeirinha / RS
Sede - Gravataí
Rua Professor Eusébio Bastiani, 160
Bairro Dom Feliciano - 94015-070
Gravataí / RS
Atendimento
Fone: (51) 34704100
E-mail: contato@momentoregional.com.br